«Jesus Cristo transforma radicalmente a relação do homem com Deus» – Leão XIV

O Papa apresentou nesta quarta-feira, uma catequese sobre a Constituição Dogmática ‘Dei Verbum’, no novo ciclo de catequeses sobre o Concílio Vaticano II, afirmando que a relação com Deus se baseia na “amizade”.

“Jesus Cristo transforma radicalmente a relação do homem com Deus; a partir de agora, será uma relação de amizade. Por isso, a única condição da nova aliança é o amor”, disse, na audiência pública semanal que decorreu no Auditório Paulo VI.

Citando as palavras de Jesus no Evangelho de São João – “Já não vos chamo servos… chamo-vos amigos” –, o pontífice explicou que a Revelação divina tem o “carácter dialógico da amizade” e, tal como nas relações humanas, “não tolera o silêncio, mas alimenta-se da troca de palavras verdadeiras”.

“A nossa experiência ensina-nos que as amizades podem terminar por causa de algum ato dramático de rutura ou por uma série de descuidos diários que corroem a relação até que esta se perca”, alertou.

Leão XIV sublinhou a necessidade da oração na vida quotidiana, distinguindo-a de uma “conversa de circunstância” que permanece superficial.

“O dia e a semana de um cristão não podem ser desprovidos de tempo dedicado à oração, à meditação e à reflexão. Só quando falamos com Deus podemos também falar de Deus”, apontou.

O Papa precisou que a oração se concretiza na liturgia, onde Deus fala através da Igreja, e na oração pessoal, “que acontece no coração e na mente”, onde o crente se revela a si mesmo diante do Criador.

“Que possamos colocar a oração pessoal no centro de cada dia, para que possamos ouvir a Palavra de Deus ressoar em nós e experimentar uma relação filial genuína com Ele”, desejou.

Na saudação aos peregrinos de língua portuguesa, Leão XIV deixou um convite à constância na vida espiritual.

“Convido-vos a ser assíduos na oração e na escuta da Palavra de Deus. Somente com uma série de atenções quotidianas para com o Senhor conseguimos crescer na amizade com Ele, aprendendo a amar-nos como Ele nos ama”, declarou.

A nova série de catequeses pretende aprofundar os documentos do Vaticano II (1962-1965), começando pela constituição sobre a Revelação Divina, descrita pelo Papa como “um dos documentos mais belos e importantes” do Concílio.

Adaptado de Agência Ecclesia

📷 Vatican Media

Contacte-nos

Geral

Siga-nos

©2021 Diocese de Santarém — Todos os direitos reservados.