Outubro, mês missionário

A vigília diocesana de oração missionária, realizou-se este ano na Igreja Paroquial da Romeira, no passado dia 18, véspera do 99º Dia Mundial das Missões, com o acolhimento feliz e alegre da comunidade local. Presidiu à Vigília o pároco, Padre Francisco Ruivo, que desde a primeira hora acolheu e incentivou a comunidade a hospedar a iniciativa.

Pela mensagem para este dia, ainda escrita pelo Papa Francisco, fomos convidados a ser missionários da esperança entre os povos, nas pegadas de Cristo. Na mensagem somos “inspirados a pormo-nos a caminho, seguindo os passos do Senhor Jesus, para nos tornarmos, com Ele e n’Ele, sinais e mensageiros de esperança para todos, em qualquer lugar e circunstância que Deus nos concede viver

A vigília contou com o testemunho do Rodrigo Barreiros, um jovem de Torres Novas que nos falou da sua experiência de missão. Com apenas 22 anos conta já com 9 experiências de se pôr a caminho, duas delas em Cabo Verde, na ilha de Santo Antão com crianças.

Foi um momento marcante para os presentes em que com um testemunho simples, mas cheio de amor e despreendimento nos desfiou a não ter medo. Perante os desafios que a vida nos vai colocando, devemos confiar e deixar que Ele use as nossas mãos, os nossos pés e a nossa boca como seus instrumentos.

Os cristãos podem e devem “ser sinais de nova humanidade num mundo que, nas regiões mais “desenvolvidas”, apresenta graves sintomas de crise do humano: sensação generalizada de desorientação, solidão e abandono dos idosos, dificuldade em encontrar disponibilidade para ajudar quem vive ao nosso lado”.

A oração continua a ser o grande motor da missão, saibamos nós continuar a alimentar esse motor e a levar esperança aos mais frágeis e excluídos.

No próximo dia 31 de outubro faremos o encerramento do mês missionário, rezando o terço missionário às 18:15 na Igreja de São Nicolau em Santarém integrado numa iniciativa mais alargada que inclui Eucaristia, jantar e Oração de Taizé. Sintam-se todos convidados para este fim de tarde e noite.

A equipa do SDAM

Contacte-nos

Geral

Siga-nos

©2021 Diocese de Santarém — Todos os direitos reservados.