A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, da Igreja Católica em Portugal, publicou subsídios para o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, que é vivido na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, este ano a 27 de junho.
“Avivemos os sacerdotes, no nome do qual conhecemos a voz, nos laços que geraram connosco, na condição em que se encontram hoje e coloquemo-los todos no Sagrado Coração de Jesus. Guardados, acolhidos, confortados e recolhidos. Coração de sacerdote no Coração de Jesus”, pede o presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, numa nota pastoral pelo Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.
D. Vitorino Soares convida a agradecer “o dom do sacerdócio na oração” e que se valorize com “palavras e gestos de estímulo, olhos nos olhos, coração a coração, aqueles que se cruzam” no percurso de cada um.
‘Coração a corações’ é o tema da nota pastoral do presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios para o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, que foi proposto pelo Papa São João Paulo II, e que a Igreja Católica viver na celebração da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, no próximo dia 27 de junho.
“É nesta moldura de coração a corações, que recordamos e rezamos o dom do sacerdócio na sua plena santificação. Não em formato genérico ou estandardizado, mas pessoal e personalizado, com uma história que nos une e nos aproxima”, escreve D. Vitorino Soares.
Neste sentido, acrescenta particularmente aqueles sacerdotes que “são reconhecidos como parte da família de cristãos a quem servem, e onde eles próprios fazem desses que lhes foram confiados, a sua família”, o coração de sacerdote no coração de todos.
A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, dos bispos católicos de Portugal, publicou vários subsídios para o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, para além da nota pastoral do seu presidente, uma oração e um cartaz, que podem ser descarregados na sua página na internet.
ORAÇÃO
Senhor,
hoje procuramos a companhia
do teu terno Coração,
procuramos-te a ti,
que tens palavras
que fazem arder o peito,
que derramas compaixão
sobre os mais pequenos e pobres,
os que sofrem
e sobre todas as misérias humanas.
Desejamos conhecer-te melhor,
contemplar-te no Evangelho,
estar contigo e aprender de ti,
da caridade com que te deixaste tocar
por todas as pobrezas.
Dá-nos, Tu que nos mostraste o amor do Pai
amando-nos sem medida
com o teu Coração divino e humano,
a graça do encontro contigo,
de um encontro que mude,
modele e transforme os nossos planos;
para que só te busquemos a ti,
em todas as circunstâncias,
na oração, nos trabalhos,
nos encontros e na rotina diária.
Sê para nós fonte de onde brota
toda a consolação.
Ámen.
(Papa Leão XIV)
Cartaz: Comissão Episcopal Vocações e Ministérios