Novo Bispo-Auxiliar de Braga

O Papa Leão XIV nomeou neste dia 6 de junho D. Nélio Pita, religioso vicentino de 51 anos de idade, como bispo auxiliar de Braga, anunciou a Nunciatura Apostólica em Portugal, numa nota informativa.

A ordenação episcopal vai ser celebrada na Catedral de Braga, no dia 27 de julho, pelas 16h00.

O padre Nélio Pereira Pita era, desde 2022, assistente geral da Congregação da Missão (Vicentinos), da qual tinha sido superior provincial em Portugal.

O novo bispo português nasceu a 11 de outubro de 1973, no Estreito de Câmara de Lobos, ilha da Madeira; a 15 de setembro de 1994, entrou para a Província Portuguesa da Congregação da Missão e emitiu os votos perpétuos no dia 25 de março de 1999, tendo sido ordenado sacerdote a 29 de julho de 2000, na Sé do Funchal.

D. Nélio Pita tem Licenciatura em Teologia, na Universidade Católica Portuguesa, sede de Lisboa, antes de se formar em Teologia Espiritual na Universidad Pontificia Comillas, em Madrid (2003), e de fazer o mestrado em Psicologia Clínica no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, em Lisboa (2010).

Em 2020, foi eleito superior provincial da Congregação da Missão em Portugal.

Em nota divulgada esta manhã, o arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, sublinha que a arquidiocese se “alegra e agradece ao Senhor da messe, a nomeação de D. Nélio Pereira Pita (Congregação da Missão – Padres Vicentinos) como bispo titular de Garba e bispo auxiliar de Braga”.

Braga, como diocese, data do século III, e é uma das três arquidioceses metropolitas de Portugal (Braga, Évora e Lisboa); possui um rito litúrgico próprio (bracarense) e o arcebispo de Braga usa o título de ‘Primaz das Espanhas’.

O atual território diocesano tem 2857 quilómetros quadrados, cujos limites não coincidem com os limites civis do Distrito de Braga.

A Arquidiocese de Braga é constituída por 551 paróquias que servem aproximadamente 850 mil habitantes, assumindo ainda a Paróquia de Santa Cecílica de Ocua, em Moçambique.

Fotografia: Vicentinos

Contacte-nos

Geral

Siga-nos

©2021 Diocese de Santarém — Todos os direitos reservados.