Papa Leão XIV tomou posse da cátedra de bispo de Roma

O Papa Leão XIV tomou  posse da Cátedra do Bispo de Roma, na Basílica de São João de Latrão, pedindo uma Igreja marcada pela “ternura” e a “escuta”.

“O Papa Francisco, frequentemente, convidou-nos a meditar sobre a dimensão materna da Igreja e sobre as características que lhe são próprias: a ternura, a disponibilidade ao sacrifício e aquela capacidade de escuta que permite não só socorrer, mas muitas vezes prover às necessidades e às expectativas, antes mesmo que sejam manifestadas”, disse Leão XIV, na homilia da Missa a que presidiu na Catedral da Diocese de Roma, cujo bispo é o Papa.

“Estes são traços que desejamos que cresçam em todo o povo de Deus, e também aqui, na nossa grande família diocesana: nos fiéis e nos pastores, a começar por mim”, acrescentou.

Leão XIV, que a 18 de maio tinha presidido à Missa de início do ministério petrino, no Vaticano, assumiu a intenção de estar à “escuta de todos, para aprender, compreender e decidir juntos”.

Numa das celebrações que marca o começo de cada pontificado, o novo Papa recordou que “a Igreja de Roma é herdeira de uma grande história, enraizada no testemunho de Pedro, de Paulo e de inúmeros mártires”.

“Tem uma única missão, muito bem expressa pelo que está escrito na fachada desta Catedral: ser ‘Mater omnium Ecclesiarum’, Mãe de todas as Igrejas”, realçou

Num comentário às passagens da Bíblia proferidas durante a Missa, Leão XIV destacou que a primeira comunidade cristã “enfrentou o desafio da abertura ao mundo pagão no anúncio do Evangelho”, numa tarefa que “exigiu muita paciência e escuta recíproca”.

“O que poderia parecer um problema, tornou-se para todos uma ocasião de reflexão e crescimento”, observou.

O Papa convidou todos a promover a “comunhão”, através da “oração e um compromisso contínuo de conversão”.

O Papa Leão XIV saudou no domingo 25 de maio os peregrinos reunidos no exterior da Basílica de São João de Latrão, deixando uma mensagem de esperança para as vítimas das “guerras, da violência, da pobreza”.

“Vivamos a nossa fé, sobretudo neste ano jubilar, procurando a esperança, procurando ser nós mesmos uma testemunha que ofereça esperança ao mundo, um mundo que sofre tanto, tanta dor por causa das guerras, da violência, da pobreza”, referiu, falando de improviso desde a varanda central da Catedral da Diocese de Roma.

No final da Missa em que tomou posse da Cátedra do Bispo de Roma, Leão XIV desafiou os participantes a dar testemunho da sua fé em Jesus, agradecendo a sua presença.

“Obrigado por caminharem juntos, caminhemos todos juntos”, pediu.

No fim da celebração, Leão XIV seguiu em carro aberto até à Basílica de Santa Maria Maior, onde está sepultado Francisco, para rezar diante do ícone de Maria “Salus Populi Romani”.

Fotografia: Vatican Media

Texto: adaptado de Agência Ecclesia

Contacte-nos

Geral

Siga-nos

©2021 Diocese de Santarém — Todos os direitos reservados.