Conselho Pastoral Diocesano reuniu em Santarém

No passado dia 10 de maio , realizou- se uma reunião do Conselho Pastoral Diocesano ( CPD) da Diocese de Santarém, com o objetivo de refletir e discernir propostas e orientações para o(s) próximo( s) ano( s) pastoral( ais) .

Na abertura do encontro, D. José Traquina apresentou uma palavra aos presentes, fazendo memória do percurso sinodal da Igreja e sublinhando a importância do Concílio Vaticano II, afirmando que “não é necessário outro concílio, mas sim colocar em prática as grandes ações do Concílio Vaticano II. É isso o que se pede com o caminho sinodal” .

Inspirados pelo Documento Final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, os trabalhos decorreram segundo a metodologia sinodal, num ambiente de oração, escuta profunda, partilha sincera e discernimento comunitário. Sempre com a presença do Espírito Santo, que conduz a Igreja e ilumina os caminhos a seguir.

A reflexão centrou-se em três questões fundamentais: a conversão das relações; a conversão dos processos; a formação de discípulos missionários.

As partilhas emergiram propostas que apontam para a valorização e capacitação dos leigos, a necessidade de estruturas participativas em todas as paróquias, nomeadamente Conselhos Pastorais e Económicos, e a criação de um departamento ou escola de formação que asseguram uma formação contínua, acessível e articulada com as reais necessidades das comunidades.

Estas propostas não são conclusivas , uma vez que o CPD é um órgão consultivo. Os frutos deste encontro deverão ser ouvidos em conjunto com as propostas do Conselho Presbiteral, num caminho comum, em espírito de sinodalidade, rumo a um novo ano pastoral, centrado no tema: “Modo de Ser Igreja – Viver a Sinodalidade”.

Secretariado Permanente do Conselho Pastoral Diocesano

Contacte-nos

Geral

Siga-nos

©2021 Diocese de Santarém — Todos os direitos reservados.