Tomar: Jubileu Vicarial

Este Ano Santo, ano em que a Igreja Universal celebra o Jubileu, comemora-se também o 50º Aniversário da Diocese de Santarém, pelo que é, igualmente, ano jubilar da nossa Diocese.

O Jubileu é uma solenidade da Igreja Católica que se celebra geralmente a cada 25 anos e tem raízes no Antigo Testamento. É um ano em que os fiéis podem obter indulgências plenas, que perdoam as penas temporais por pecados já confessados, mas sobretudo é o momento para refletir sobre a fé, a esperança e a caridade, e para se aproximar de Deus e dos irmãos. A indulgência permite-nos descobrir como é ilimitada a misericórdia de Deus.

O Papa Francisco, para o Jubileu deste ano elegeu o tema “Peregrinos de Esperança” e convida os fiéis a uma jornada de fé, oração e reconciliação.

Temos a graça de ter em Tomar uma igreja jubilar que, com a sua Porta Santa, é lugar de peregrinação – a Igreja de Santa Maria dos Olivais, onde no passado domingo, IV Domingo da Páscoa, domingo do Bom Pastor se celebrou o Jubilei Vicarial da Vigararia de Tomar.

Esta celebração iniciou-se com a concentração, junto à Igreja de S. João Baptista, dos fiéis vindos das várias paróquias da Vigararia de Tomar, representadas pelos seus estandartes, que em procissão se encaminharam até à Igreja de Santa Maria dos Olivais.

Numa igreja repleta de fiéis celebrou-se a Santa Missa, presidida pelo nosso pastor diocesano – D. José Traquina. Na sua homilia o nosso bispo referiu-se sobretudo ao amor do Bom Pastor para connosco, que é um amor sempre presente e eterno, e à nossa responsabilidade como cristãos no mundo de hoje.

Sob o tema Peregrinos da Esperança, neste Ano Jubilar de 2025, a Igreja convida-nos a participar numa jornada de fé e comunhão e a sermos construtores da Paz.

Lurdes Belgas

Contacte-nos

Geral

Siga-nos

©2021 Diocese de Santarém — Todos os direitos reservados.