Segundo a mensagem do nosso saudoso Papa Francisco, a Vocação é dom e tarefa, fonte de vida nova e de verdadeira alegria. É graça e missão, é como uma semente divina que germina no terreno da nossa vida, abre-nos a Deus e abre-nos aos outros para partilhar com eles o tesouro encontrado.
A Semana de Oração pelas Vocações visa ajudar os membros do Povo de Deus a responder, pessoalmente e em comunidade, ao chamado e à missão que o Senhor confia a cada um no mundo de hoje, com as suas feridas e as suas esperanças, os seus desafios e as suas conquistas.
Não há vocação sem missão, sem oferecer aos outros a vida nova que encontramos e o chamado divino ao amor é uma experiência que não se pode calar.
Integrada na Semana de Oração pelas Vocações realizou-se, no passado dia 9 de maio, uma grandiosa procissão das velas que, sob a égide da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, integrou centenas de pessoas vindas de toda a vigararia de Tomar.
Procissão solene e de grande significado, foi feita de momentos de silêncio, de oração, de canto e da recitação do Terço, sob a luz brilhante das inúmeras velas. A procissão partiu da Igreja de Santa Maria dos Olivais, percorreu algumas ruas da cidade e terminou com a consagração a Nossa Senhora na Igreja de S. João Baptista.
Esperamos que o Espírito do Ressuscitado nos faça sair da apatia, para sermos geradores do amor e capazes de levar a vida a todos os lugares, de modo que se alarguem os espaços de amor e Deus reine cada vez mais neste mundo.
Lurdes Belgas