Responsáveis pelos arquivos diocesanos vão reunir-se em Santarém

O Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja vai reunir, dia 30 deste mês de abril, em Santarém, os responsáveis pelos arquivos diocesanos.

Neste encontro de “diálogo e partilha”, o secretariado nacional pretende que sejam enunciados “os desafios que a salvaguarda e valorização deste património colocam”, realça uma nota enviada à Agência Ecclesia.

Esta iniciativa conta com a colaboração da Diocese de Santarém, e resulta da parceria entre este secretariado e o RAIR (Rede de Arquivos das Instituições Religiosas – CEHR da UCP) com o qual está a preparar a publicação de um ‘Manual de Boas Práticas para os Arquivos da Igreja, com orientações normativas e instrumentos de aplicação transversal.

“No exercício da função institucional, evangelizadora e pastoral das dioceses, ao longo dos séculos, formou-se um acervo documental que constitui o sustentáculo da memória histórica e da identidade religiosa, com referentes locais, regionais e nacionais, que é a expressão das dinâmicas, das vivências e dos sentires da fé das comunidades cristãs”.

Contacte-nos

Geral

Siga-nos

©2021 Diocese de Santarém — Todos os direitos reservados.