O Bispo de Santarém convocou os padres e diáconos da diocese a participar na Assembleia Geral anual, na próxima terça-feira 25 de fevereiro, no Centro Pastoral Diocesano, que vai abordar a implementação do documento final do Sínodo.
“Teremos oportunidade de refletirmos a concretização do programa do Cinquentenário da Diocese e o Jubileu do Ano Santo 2025. Entretanto, é necessário assumir a receção do Documento final do Sínodo sobre a sinodalidade na Igreja, especialmente o que se refere que deve ser implementado pelas Dioceses”, afirma D. José Traquina, na carta enviada ao clero.
Na mensagem, o bispo diocesano expressa o desejo que que esta assembleia seja “decisiva para os próximos anos na missão pastoral da diocese”
A agenda do dia inicia-se com uma oração da hora intermédia, seguida da palavra do bispo sobre o “programa do cinquentenário: avaliação e informações” e o “documento final do Sínodo e as suas indicações a implementar nas paróquias e na organização da diocese”.
Depois do almoço, tem lugar uma auscultação sobre organização da Cúria Diocesana, em que se incluem as conclusões da Assembleia Diocesana, propostas dos responsáveis de Secretariados e Serviços, sugestões para a missão diocesana nos próximos anos e informações sobre iniciativas relativas ao Ano Santo, além de outras informações e assuntos.
O programa conclui com a hora de vésperas da liturgia das horas.