Santa Sé faz pronunciamento sobre Medjugorje

O Vaticano divulgou a 19 de setembro uma nota que autoriza o culto público no santuário mariano de Medjugorje, Bósnia-Herzegovina, com aprovação do Papa Francisco, após décadas de estudo.

“O documento do Dicastério para a Doutrina da Fé aprovado por Francisco não se pronuncia sobre a sobrenaturalidade, mas reconhece os abundantes frutos espirituais ligados à paróquia-santuário da Rainha da Paz e formula um juízo geral positivo sobre as mensagens, embora com alguns esclarecimentos”, precisa uma nota da sala de imprensa da Santa Sé.

O cardeal Víctor Manuel Fernández e monsenhor Armando Matteo, respetivamente prefeito e secretário da seção doutrinal do Dicastério para a Doutrina da Fé (Santa Sé) assinam a nota ‘A Raina da Paz’, sobre a experiência espiritual ligada a Medjugorje.

“É chegado o momento de concluir uma longa e complexa história em torno aos fenómenos espirituais de Medjugorje. Trata-se de uma história em que se sucederam opiniões divergentes de bispos, teólogos, comissões e analistas”, assinala o texto, aprovado pelo Papa Francisco a 28 de agosto.

A nota reconhece que foram “verificados muitos frutos positivos” ligados à experiência de Medjugorje, autorizando os fiéis a aderir à mesma, de acordo com as novas normas para avaliar alegadas aparições e fenómenos sobrenaturais, publicadas em maio pela Santa Sé.

O ‘nihil obstat’ (nada obsta), máximo reconhecimento previsto nos critérios, implica que “mesmo sem exprimir nenhuma certeza sobre a autenticidade sobrenatural do fenómeno, se reconhecem muitos sinais de uma ação do Espírito Santo ‘no meio’ de uma dada experiência espiritual, não tendo sido relevados, pelo menos até aquele momento, aspetos particularmente críticos ou arriscados”.

Nesse sentido, sem implicar “uma declaração do caráter sobrenatural”, o ‘nihil obstat’ emitido pelo bispo de Mostar-Duvno, em acordo com a Santa Sé, indica que os peregrinos podem “receber um estímulo positivo para sua vida cristã através desta proposta espiritual e autoriza o culto público”.

Medjugorje é um ponto de peregrinação para muitos católicos, desde a divulgação dos relatos de aparições da Virgem Maria a seis crianças, em 1981, na antiga Jugoslávia.

Saiba mais, aqui.