Jornadas Europeias do Património 2024
Expressões do Sagrado no Património Concelhio
No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2024, a Unidade Pastoral das Paróquias do Concelho do Cartaxo está a organizar a iniciativa Expressões do Sagrado no Património Concelhio, uma conferência que terá lugar no dia 22 de setembro, pelas 17h, na Igreja Matriz do Cartaxo. Tendo como pano de fundo o tema das Jornadas – “Rotas, Redes e Conexões” -, esta conferência procura desvendar o modo como a busca do sagrado – entendido enquanto conceito antropológico – se encontra presente no património material e imaterial do concelho do Cartaxo. O que têm em comum as lendas da Moura da Boca da Lapa e do Bicho Feio, as lendas da Senhora do Desterro, o Poço de S. Bartolomeu, a imagem milagrosa dos Chavões ou o património Franciscano do Cartaxo? Ana Carina Azevedo, Pedro Gaurim Fernandes e Sofia Antunes vão conduzir-nos numa “busca pelo sagrado” que perpassa séculos e que continua presente nas nossas lendas e tradições, na toponímia atual e naquela já quase esquecida, e no património material religioso.
A sessão terminará com um momento musical a cargo do Grupo Coral paroquial e do Grupo Coral Infantil e Juvenil da Igreja do Cartaxo.
Entrada livre.
Mais informações, aqui.