Primeiro aniversário – JMJ Lisboa 2023

De 1 a 6 de agosto de 2023, o nosso país e concretamente as Dioceses de Lisboa, Santarém e Setúbal acolheram os peregrinos participantes na Jornada Mundial da Juventude, convocados pelo Papa Francisco.

No dia 1 de agosto de 2023 decorreu, na Colina do Encontro, a Missa de Abertura da JMJ Lisboa 2023, presidida por D. Manuel Clemente, então patriarca de Lisboa, que revelou a vontade dos jovens quererem participar no “encontro com Cristo, com a Eucaristia”. Toda a semana foi repleta de atividades, celebrações, marcada pela chegada do Papa Francisco a Portugal, a cerimónia de acolhimento, a via sacra, a visita a Fátima, a vigília de oração, e de muitos momentos de alegria e comunhão.

A 6 de agosto, o Santo Padre Francisco presidiu no Campo da Graça à Missa de encerramento da JMJ Lisboa 2023 e de envio dos peregrinos. Nesta celebração foi anunciado o jubileu dos jovens em 2025 em Roma, e da próxima JMJ em Seul, na Coreia do Sul, em 2027.