Sagrado Coração de Jesus, dia de oração especial

A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM) convidou à oração pela “santificação dos sacerdotes”, cujo Dia Mundial se assinala a 7 de junho, solenidade litúrgica do Coração de Jesus.

“Comunidades, famílias, paróquias, rezemos todos pela santificação dos sacerdotes, pois estamos a rezar pela santificação de todo o rebanho”, pode ler-se na mensagem assinada pelo presidente da CEVM, D. Vitorino Soares.

Na nota pastoral, a Comissão Episcopal Vocações e Ministérios assinala que a oração há de ajudar fiéis “a permanecer no Senhor” e a libertarem-se “da tentação de perseguir obstinadamente os êxitos pastorais, uma vez que na vida de Jesus estes iam diminuindo à medida que Ele caminhava para a cruz, este sim, sinal universal da esperança que não engana”.

Na mensagem para esta data, D. Vitorino Soares evoca o “grande Jubileu de 2025, o Jubileu da Esperança”.

“O Papa Francisco sugere-nos a centralidade da oração individual e comunitária ‘para recuperar o desejo de estar na presença do Senhor, de O escutar e de O adorar’”, assinala o bispo auxiliar do Porto.

“Trata-se de uma atitude, não centrada sobre nós próprios, mas aberta a Deus e aos outros, através da oração que não nos fecha, mas que nos dispõe a acolher a surpresa e a novidade da Esperança de Deus que Se fez humano há 2025 anos”, completa a CEVM.