Papa escreve aos párocos

O Papa enviou a 2 de maio uma carta aos párocos de todo o mundo, que desafiou a viver com “entusiasmo” o processo sinodal que está a decorrer.

“Jamais nos tornaremos uma Igreja sinodal missionária, se as comunidades paroquiais não fizerem, da participação de todos os batizados na única missão de anunciar o Evangelho, o traço caraterístico da sua vida. Se as paróquias não forem sinodais e missionárias, também a Igreja não o será”, indica, numa missiva divulgada pelo Vaticano e entregue aos participantes no encontro internacional de párocos, que decorreu desde segunda-feira, em Roma.

A iniciativa foi convocada para recolher contributos de mais de 200 sacerdotes, incluindo três portugueses, para a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, cuja segunda sessão vai decorrer de 2 a 27 de outubro deste ano.

Francisco destacou que os responsáveis pelas paróquias católicas “conhecem de perto a vida do povo de Deus”, nos seus vários contextos.

“É por isso que uma Igreja sinodal tem necessidade dos seus párocos: sem eles, nunca poderemos aprender a caminhar juntos”, acrescentou.

Leia a carta, aqui.