Instituições de ministérios na Sé

No III Domingo da Páscoa de 2024, dia 14 de abril, a nossa Diocese de Santarém teve a graça de ver instituídos quatro cristãos para ministérios ao serviço do povo de Deus. Acredito que a vivência deste feliz acontecimento sai enriquecida à luz das primeiras frases da mensagem do Santo Padre, o Papa Francisco, para o LXI Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

O Papa Francisco afirma que somos chamados a encarnar a beleza do Evangelho nos diferentes estados de vidae a nossa vida realiza-se e torna-se plena quando descobrimos quem somos, as qualidades que temos e o campo onde é possível pô-las a render, quando descobrimos que estrada podemos percorrer para nos tornarmos sinal e instrumento de amor, acolhimento, beleza e paz nos contextos onde vivemos.

Ao sermos instituídos pelo nosso bispo, eu como Leitor, o André Henriques, o João Diogo e o João Neves como Acólitos, creio que experimentámos concretizar estas palavras do Santo Padre nas nossas vidas. Simultaneamente, fomos instrumento para tornar visível para toda a Diocese e, particularmente, na Catedral de Santarém, a alegria de servir a Igreja.

Assim nos entregamos ao serviço desta diocese, na pessoa do nosso bispo, confiando as nossas vidas às orações de todos e acreditando, como o afirmou o senhor D. José Traquina, que o Senhor continua a chamar para partilhar da alegria de consagrar a vida no serviço, seja no sacerdócio ordenado, no diaconado permanente ou em qualquer outra vocação que cumpra o projeto de felicidade de Deus para cada um.

Francisco Sá Nogueira, seminarista