Partiu o Padre António Bento

O Padre António Rodrigues Bento partiu para o Senhor, pouco depois de ter recebido a Santa Unção, no princípio da tarde do dia 15 de março de 2024, no Hospital de Torres Novas, dado que se sentiu mal pela madrugada.

O seu corpo irá no domingo, dia 17/03, pelas 17h para a Casa Mortuária da Beselga de Cima, Paróquia de Assentiz, Torres Novas, a sua terra natal, às 21,00h na Igreja da Beselga de Cima, haverá celebração de corpo presente e aí permanecerá até ao fim da manhã de segunda feira, 18/03, altura em que será trasladado para a Igreja Paroquial de Assentiz, localizada em Casais de Igreja, Torres Novas.

O senhor Bispo de Santarém, presidirá, na Igreja Paroquial de Nª Srª da Purificação de Assentiz, à missa exequial às 15h de segunda feira e acompanhará o corpo à sepultura no cemitério local.

O Padre António Bento nasceu a 18 de abril de 1937, na freguesia de Assentiz, Torres Novas, filho de Manuel Rodrigues Bento e de Maria Rodrigues Bento.

Foi ordenado em 15 de agosto de 1963 por D. Manuel Gonçalves Cerejeira, para o serviço da Diocese de Lisboa,tendo sido incardinado na Diocese de Santarém em outubro de 1975, aquando da criação da Diocese.

Além do Curso Teológico do Seminário licenciou-se em Filologia Clássica na Universidade Clássica de Lisboa.

Iniciou o exercício do ministério sacerdotal em 27/09/1963 como coadjutor de Muge e Benfica do Ribatejo, seguindo-se outras comunidades:

22/09/1966 – Pároco de Fráguas, Arruda dos Pisões e Outeiro da Cortiçada;

11/09/1967 – Pároco de Benfica do Ribatejo e Raposa;

Em 1972 – acumula como professor de Religião, mais tarde cessa como professor de Religião e passa a professor de Línguas;

26/06/1976 – Pároco interino de Fazendas de Almeirim, em acumulação;

??/09/1980 – Cessa como Pároco da Raposa e em 1991 cessa como pároco de Fazendas de Almeirim, permanecendo como pároco de Benfica do Ribatejo;

18/09/2006 Pároco de São Silvestre da Beselga e Madalena, concelho de Tomar;

13/04/2014 – por motivos de saúde, após uma cirurgia cardíaca, cessou funções paroquiais e passou a residir na Casa de São Bento, Mosteiro das Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing e colaborando com os colegas, tanto quanto a sua saúde lhe permitia.

Homem determinado e zeloso nas missões que lhe foram sendo confiadas. Tendo em conta as dificuldades económicas das comunidades, com os rendimentos que obtinha de professor suportou muitos encargos que eram devidos às paróquias.

O Bispo de Santarém agradece todo o cuidado e carinho das Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing para com o P. António Rodrigues Bento nestes quase 10 anos de acompanhamento, dada a fragilidade da sua saúde.

O Vigário Geral