24 horas para o Senhor

O Papa vai celebrar, na sexta-feira 8 de março, a tradicional iniciativa quaresmal ‘24 horas para o Senhor’, na paróquia de São Pio V, em Roma, Itália, com início marcado para as 16h30 (15h30 em Lisboa).

“O evento ‘24 horas para o Senhor’, uma iniciativa quaresmal de oração e reconciliação introduzida pelo Papa Francisco, assinala este ano a sua 11ª edição. Tal como anteriormente, o evento será celebrado em dioceses de todo o mundo na véspera do quarto domingo da Quaresma, de sexta-feira 8 a sábado 9 de março”, pode ler-se na nota do Dicastério para a Evangelização.

As paróquias e comunidades cristãs são convidadas a manterem as igrejas abertas durante um dia, com o objetivo de oferecer a possibilidade aos fiéis de fazerem uma pausa num momento de adoração e a oportunidade de se confessarem.

“O lema escolhido pelo Santo Padre para este ano é tirado de um versículo da Carta aos Romanos: “Caminhar numa vida nova” (Romanos 6,4)”.

O Dicastério para a Evangelização já disponibilizou um subsídio pastoral, com o intuito de “oferecer algumas sugestões para que as paróquias e comunidades cristãs se possam preparar para viver esta iniciativa”.

“São, naturalmente, propostas que podem ser adaptadas de acordo com as necessidades e costumes locais”, indica.

O material consiste numa reflexão sobre o sacramento da Reconciliação (1ªparte) e ainda sugestões para o tempo de abertura da Igreja (2ªparte), para que aqueles que ali se confessam possam ser ajudados na oração, além de uma catequese do Papa Francisco sobre o perdão.

Este suporte pode ser descarregado de forma gratuita em cinco idiomas (inglês, espanhol, português, italiano, polaco e francês). Aceda aqui.