Vaticano publica guia para «Ano da Oração»

O Dicastério para a Evangelização da Santa Sé publicou o subsídio ‘Ensina-nos a rezar’, que está disponível na internet, para este ‘Ano da Oração’ convocado pelo Papa Francisco para preparar o Jubileu de 2025.

“O livreto é inspirado no Magistério de Francisco e pretende ser um convite a intensificar a oração como um diálogo pessoal com Deus, para poder refletir sobre a própria fé e o compromisso no mundo de hoje, nas diferentes esferas em que se é chamado a viver, para que possa ser alimentado um ardor renovado para a evangelização do homem moderno”, divulga o portal online ‘Vatican News’.

O subsídio ‘Ensina-nos a rezar’, título tirado do capítulo 11 do Evangelho de São Lucas, está dividido em capítulos, direcionados para as comunidades paroquiais, as famílias, os jovens, os mosteiros, a catequese, e retiros espirituais, também oferece “indicações e conselhos” sobre como viver “plenamente o diálogo com Deus na relação com os outros”.

“Que a oração seja, portanto, para cada cristão, a bússola que orienta, a luz que ilumina o caminho e a força que sustenta na peregrinação que levará a passar pela Porta Santa; chegar com um coração pronto para acolher os dons da graça e do perdão que o Jubileu oferecerá”, divulga o ‘Vatican News’.

‘Ensina-nos a rezar’ que está disponível, em italiano, no portal do Dicastério para a Evangelização na internet, vai ser traduzido para espanhol, português, francês, inglês e polaco.

Este subsídio faz parte de uma série de ferramentas pensadas para acompanhar as comunidades cristãs e cada fiel rumo ao Ano Santo de 2025.