Tempo da Quaresma

​“Estamos a iniciar, novamente, o Tempo da Quaresma que não deverá ser apenas uma repetição, mas um tempo de graça espiritual no ritmo litúrgico marcado pela revelação de Deus no tempo cronológico. A nossa espiritualidade é histórica e tem etapas ao longo do tempo para nos ajudar aum maior aperfeiçoamento.

O tempo da Quaresma começa com a Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-feira Santa, antes da Missa da Ceia do Senhor, dando-se início ao Tríduo Pascal. A Quaresma justifica-se, assim, como caminhada de preparação para celebramos solenemente a Páscoa do Senhor. Para os catecúmenos que se preparam para receber os Sacramentos da Iniciação cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia) na Noite Pascal, a Quaresma é o tempo de preparação próxima. Para os cristãos já batizados, a Quaresma é tempo de reconciliação e caminho de preparação para a renovação das promessas do Batismo. Portanto, para todos, está em causa a vida cristã a aprofundar e a renovar pela celebração da Páscoa do Senhor.

Para sublinhar o apelo ao essencial, na Quaresma a liturgia da celebração da Missa é menos festiva: não se reza o hino do Glória, não se canta o Aleluia, a cor dos paramentos é roxa e não haverá decoração com flores.”

Estas palavras, são parte da mensagem do nosso Bispo para a Quaresma deste ano. No dia 14 de fevereiro, quarta-feira, D. José Traquina preside na Sé de Santarém às 19h, à celebração da Missa com Imposição das Cinzas.