Partiu para o Senhor o Padre António Garcia

O Padre António Marques Garcia partiu para o Senhor na manhã do dia 30 de janeiro de 2024, na Unidade de ERPI do Centro de Bem Estar Social de Almeirim, Almeirim, onde residia desde 28 de fevereiro de 2020, quando se acentuou a sua fragilidade física.

O seu corpo irá hoje, pelas 16:00h, para a Igreja Paroquial de São João Batista de Almeirim onde permanecerá até amanhã às 10:00h.

Hoje, às 21:00h haverá uma primeira missa de corpo presente na Igreja Paroquial de Almeirim, presidida pelo senhor Bispo de Santarém, amanhã haverá também celebração eucarística às 9:00h, seguindo-se a saída do corpo para a Igreja Paroquial de Freixo, Guarda, sua terra natal, onde será celebrada novamente missa e depois irá a sepultar no cemitério local.

O Padre António Garcia nasceu a 15 de setembro de 1932, na freguesia de Freixo, Guarda, filho de Eduardo Garcia e de Maria da Conceição.

Foi ordenado presbítero no dia 15 de agosto de 1960, por D. Manuel Gonçalves Cerejeira, para o serviço da Diocese de Lisboa, tendo sido incardinado na Diocese de Santarém em outubro de 1975, aquando da criação da Diocese.Além do Curso de Teologia nos Seminários do Patriarcado, fez um curso de Catequética no Instituto Pastoral de Madrid.

Iniciou o exercício do ministério sacerdotal em outubro de 1960 como prefeito e professor no Seminário de Santarém.

A partir de 1973 passou a ser professor de religião e depois professor de Educação Moral e Religiosa Católica no Liceu Nacional de Santarém.

Em 15/11/1978acumulou a função de professor com a de Pároco de Abrã;

Em 15/08/1981Pároco de Almeirim, cessou pároco de Abrã;

A partir de 29/10/1990 – mantendo-se como pároco de Almeirim, passou a ser vigário forâneo de Almeirim por vários mandatos.

Foi membro do Conselho Presbiteral no mandato de 2000-2003, tendo constituído uma Comissão para atualizar os Serviços Administrativos da Diocese, incluindo a informatização.

Em 16/07/2012 – ficou pároco in solidum de Almeirim, isto é, passou a ter a colaboração do Padre José Abílio e Silva Costa como Pároco moderador.

Em 07/10/2016 – foi Jubilado e passou a residir na Casa Sacerdotal em Santarém, colaborando nas paróquias da cidade até que lhe foi possível.

Homem delicado, atencioso, sempre procurou manter-se atualizado quer nas matérias teológicas e pedagógicas, quer no que se refere às novas tecnologias. Promoveu a constituição de várias equipas de casais de Nossa Senhora e foi seu assistente. Na sua ação pastoral deu particular realce à colaboração dos leigos.

Na Estrutura Residencial de Idosos do Centro de Bem Estar Social de Almeirim, foi acolhido com particular amor e carinho pelos colaboradores que tantas vezes lhe manifestaram a sua gratidão pelo seu serviço na paróquia de Almeirim. A Diocese reconhece e agradece à Direção do Centro, e particularmente ao Padre José Abílio, o acolhimento e os serviços prestados ao Padre António Garcia.

O Vigário Geral