Encontro Diocesano de Liturgia
Momento de reflexão anual, decorreu no Centro Pastoral Diocesano em Santarém
Assumindo e concretizando o tema do presente Ano Pastoral – o perdão transforma a vida – o encontro diocesano de liturgia abordou na primeira conferência da tarde de 20 de janeiro, o “Ato Penitencial” na celebração da Eucaristia, com o tema proposto pelo P. Pedro Tavares, padre do Patriarcado de Lisboa, “Recomeçar na presença do Senhor”. Depois de convidar os presentes a considerarem a liturgia no centro da vida da comunidade cristã, recordando o célebre discurso de S. Paulo VI no dia da aprovação do documento sobre a Sagrada Liturgia – Sacrosanctum Concilium – do Concilio Vaticano II, o sacerdote membro do Secretariado de Liturgia do Patriarcado de Lisboa, apresentou a Eucaristia como sacramento dos reconciliados, fixando-se no momento do Ato Penitencial. A este propósito recordou palavras esclarecedoras de Bento XVI: “Parecem-me importante dois aspetos deste início da Sagrada Liturgia. Por um lado, fala-se no ‘eu’. ‘Eu’ pequei, e não confesso os pecados dos outros, não confesso pecados anónimos de uma coletividade, confesso com o meu ‘eu’; mas ao mesmo tempo são todos os membros que com o seu ‘eu’ dizem ‘pequei’, isto é, toda a Igreja viva, nos seus membros vivos diz isso: ‘eu pequei’. E assim, nesta comunhão do ‘confessar’ exprime-se uma imagem da Igreja indicada pelo Concílio Vaticano II na Lumen gentium 1,8: ‘a Igreja, contendo pecadores no seu próprio seio, simultaneamente santa e sempre necessitada de purificação, exercita continuamente a penitência e a renovação’. (Joseph Ratzinger, Ser cristão na era neopagã: Discursos e Homilias, (2015), 31-32).
O Perdão transforma a vida, também e a partir da celebração da fé da comunidade. Por isso nesta conferência chamou a atenção considerar a palavra do Papa Francisco na recente Carta ao Povo de Deus sobre a formação litúrgica. “A celebração dominical oferece à comunidade cristã a possibilidade de ser formada pela Eucaristia. De domingo em domingo, a Palavra do Ressuscitado ilumina a nossa existência, querendo realizar em nós aquilo para que foi mandada (cf. Is 55, 10-11). De domingo em domingo, a comunhão no Corpo e no Sangue de Cristo quer fazer também da nossa vida um sacrifício agradável ao Pai, na comunhão fraterna que se faz partilha, acolhimento e serviço. De domingo em domingo, a força do Pão partido nos sustenta no anúncio do Evangelho no qual se manifesta a autenticidade da nossa celebração.”(Papa Francisco, Desiderio desideravi, 65.
«Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. “Reconheceram-n’O ao partir o Pão” (Lc 24,35)» Num segundo momento do encontro, o P. Joaquim Ganhão, diretor do Secretariado Diocesano de Liturgia, apresentou o tema e o programa do próximo Congresso Eucarístico Nacional, a realizar em Braga de 31 de maio a 2 de junho deste ano. Pediu que todos se fizessem peregrinos deste acontecimento da Igreja em Portugal e que a ele se unissem na oração e divulgação, incentivando a que muitos possam participar presencialmente. O encontro diocesano de liturgia terminou com a celebração das I Vésperas de Domingo. Participaram 22 paróquias das 113 da diocese, estando todas as vigararias representadas exceto uma, num total de 130 participantes.
O Secretariado Diocesano de Liturgia