Sínodo do Bispos – nova etapa

Encontra-se em processo de consulta o Relatório de Sínteses da I Sessão da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, de Outubro passado.

Na nossa diocese, o processo terá duas etapas:

1ª Etapa – Uma consulta, tendo em conta a identidade e missão dos diferentes agentes pastorais e grupos existentes na Diocese, a partir de uma Fichas de Trabalho para facilitar e orientar a reflexão em torno do Relatório de Síntese.

2ª Etapa – Apresentação da reflexão e dos contributos da Diocese de Santarém, antes de serem enviados à Conferência Episcopal Portuguesa, no dia 23 de Março 2024, em Conselho Pastoral Diocesano.

Na 1ª Etapa, sugerimos  para os conselhos pastorais paroquiais ou para um encontro paroquial/ interparoquial de leigos responsáveis uma reunião única e a leitura prévia os parágrafos  1 e 18 do Relatório de Síntese. Os contributos, com o máximo de uma página A4, deverão ser enviados até dia 8 de Março de 2024, para synod-dioc@gmail.com

A metodologia para os encontros é a mesma das anteriores etapas.

O Papa Francisco ao aprovar estas linhas de trabalho lembrou: «o Sínodo é sobre a sinodalidade e não sobre este ou aquele tema… O importante é como a reflexão é feita, ou seja, de forma sinodal».

A equipa diocesana do sínodo continua a contar com o contributo e empenhamento de todos, agora a partir da realidade e experiência concretas de igreja, para a nova etapa de aprofundamento da nossa identidade e missão como Povo de Deus, que nos é proposta pelo Sínodo dos Bispos.