5.º Congresso Eucarístico Nacional

O 5.º Congresso Eucarístico Nacional (5.º CEN), com o tema «Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. “Reconheceram-n’O ao partir o Pão” (Lc 24,35)» vai realizar-se em Braga, de 31 de maio a 2 de junho de 2024.

O programa de três dias começa com a conferência inaugural do presidente do Pontifício Comité para os Congressos Eucarísticos Internacionais, Padre Corrado Maggioni, que refletirá sobre “Partilhar o pão: Eucaristia e fraternidade”.

Na tarde do dia 31 de maio realiza-se um primeiro painel com diversos testemunhos de movimentos eucarísticos.

No segundo dia do Congresso, 1 de junho, haverá uma terceira conferência, da parte da manhã, intitulada “Alimentar a Esperança” e que será proferida pelo Padre Carlos Carneiro.

No último dia, Domingo, 2 de junho, a partir das 7h00, os participantes são convidados a fazerem-se peregrinos e a partirem a pé até ao Sameiro onde decorrerá a Eucaristia de encerramento do V Congresso Eucarístico Nacional. Aí serão lidas as conclusões do encontro e a celebração será presidida pelo Cardeal Delegado Pontifício a este Congresso.

Para o arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, receber o Congresso Eucarístico é “uma alegria e uma responsabilidade”. “Não é um ato isolado, não é só um ato comemorativo, é voltarmos ao essencial, à fonte de ação da Igreja, que é a Eucaristia”, disse ao site da arquidiocese.

Este evento nacional antecede o 53.º Congresso Eucarístico Internacional, em Quito, capital do Equador, de 8 a 15 de setembro de 2024, com o tema «Fraternidade para curar o mundo. “Todos vós sois irmãos” (Mt 23,8)».

Mais informações sobre o programa e inscrição aqui.