Luz da Paz de Belém
“Um sinal de esperança na construção da paz”
A Luz da Paz de Belém, um símbolo de paz e esperança, vindo da Gruta da Natividade, em Belém, na Terra Santa, é uma pequena chama partilhada pelo mundo, que antes de chegar a Portugal, percorre cerca de 6000 km.

Na tarde de 10 dezembro, esta pequena e graciosa chama chegou a Portugal, a Viana do Castelo, onde foi recebida por centenas de escuteiros das várias regiões do país, que a acolheram com o intuito de continuar a partilhá-la e fazê-la chegar às suas comunidades.

Este ano com o lema “Um sinal de esperança na construção da paz”, une-se o tópico da Paz à comemoração dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, um documento que vela pela proteção dos direitos humanos básicos, adotado pela Organização das Nações Unidas no dia 10 de dezembro de 1948. Como nos disse a Chefe Regional de Santarém, Diana Cardoso, “vivendo a época mais maravilhosa do ano, a Luz da Paz de Belém simboliza a partilha daquilo que é Jesus na nossa vida – uma luz que não se apaga, uma força constante.”

Assim, a Luz chegou a Santarém, trazida pelos escuteiros da nossa Região, e foi partilhada no dia 16 de dezembro, na Igreja Paroquial de Alpiarça, numa cerimónia solene celebrada pelo bispo D. José Augusto Traquina.

Sendo sempre uma cerimónia de grande impacto na vida de qualquer católico, ainda para mais pelo aproximar da época natalícia, a caminheira Alice Sousa, do Agrupamento 542 Entroncamento disse-nos “Esta cerimónia da Luz da Paz de Belém foi carregada de um espírito agradável e uma ótima oportunidade de nos unirmos, que para mim, é a maneira perfeita de recebermos a luz, para depois partilharmos com as nossas comunidades.”.

“Agora, recebida por todos, a missão que nos chega é sermos nós os instrumentos da paz, é trazer desta partilha que o serviço não é feito por Deus, mas sim por nós.”, termina assim a Chefe Regional de Santarém.