No passado dia 2 de dezembro ocorreu no salão da Cáritas Paroquial de Torres Novas um workshop sobre alimentação saudável, intitulado “horticultura vertical, solidariedade horizontal”.
Este workshop teve por base um projeto-piloto de combate à pobreza e exclusão que envolve as hortas verticais do estabelecimento prisional de Torres Novas.
De acordo com as notícias publicadas, a iniciativa conta com o apoio da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), bem como da Câmara Municipal de Torres Novas, da Start-Up Torres Novas, do Centro de Recuperação Infantil Torrejano (CRIT), da Cruz Vermelha Torres Novas e do projeto Revolution, da chef e influencer Marta Caras Lindas.
Normalmente esta parceria resulta em produtos hortícolas para os cabazes das cerca de 60 famílias apoiadas pela Cáritas.
O workshop teve por objetivo dar a conhecer aos vários elementos presentes – utentes e voluntários, através da Natural Chefe Marta Caras Lindas a preparação de sumos e de outras receitas, além de se ter abordado a importância de se iniciar a refeição pela ingestão de saladas verdes, a importância de se comer determinados alimentos e, também, o risco de se ingerir alimentos, nomeadamente, açucares, sem alguns critérios ali identificados.
Foi uma tarde bastante participada pelas pessoas presentes, quer na partilhade saberes, que na confeção e degustação dos sumos e sopa.
Salientamos ainda, a interação entre os utentes e as voluntárias com quem normalmente partilham aquele espaço.