Cursilhos de Cristandade em Santarém
Decorreu neste domingo 3 de dezembro na Sala dos Actos do Seminário de Santarém o encerramento solene da edição número 40 do Cursilho de Homens desta diocese e do número 132 da Diocese de Leiria-Fátima. O Bispo de Santarém que presidiu ao encerramento felicitou os novos membros do movimento desejando que, encontrem em Cristo e na Igreja o apoio para a caminhada de cada dia. D. José Traquina alertou para o momento difícil que o mundo e especialmente a Europa vivem com a perda de tantos valores, entre os quais o lugar do cristianismo como base fundacional da origem da União Europeia.
Os secretariados diocesanos de Santarém e de Leiria-Fátima deste movimento, uniram esforços e acolheram os 11 novos cursilhistas que durante três dias viveram uma experiência única de encontro pela oração, a formação, e a amizade com Cristo e com os irmãos.
O Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC) é um movimento da Igreja Católica que convida para um momento de paragem de vida. 3 dias para realizar uma experiência pessoal do triplo encontro: consigo próprio, com Cristo e com os irmãos.
O MCC teve a sua origem em Espanha na década de 40, onde se foi configurando como um movimento de evangelização, para proporcionar um primeiro ou um novo encontro com o amor de Deus que quer chegar a todos. É esta boa nova que realiza milagres na nossa vida.
 O Secretariado Diocesano de Santarém do MCC faz ainda saber que está previsto para um Cursilho de senhoras nesta diocese neste ano pastoral, de 22/02/24 a 25/02/24; Contactos para inscrições ou pedidos de informação: mccsantarem@gmail.com