Encontro da ACEGE em Santarém

Economia de Francisco: Desafios que transformam

Faz um mês que a equipa de coordenação da ACEGE Ribatejo – Comunidade de líderes empresariais cristãos, desafiou empresários e gestores a estarem presentes num sublime evento, que decorreu no Seminário de Santarém, com o tema “Economia de Francisco: Desafios que transformam”.

O início da sessão teve o acompanhamento do Sr. Bispo, do pároco Ricardo Madeira, e de uma guia turística ao MUSEU DIOCESANO DE SANTARÉM, onde os presentes tiveram a possibilidade de descobrir por dentro uma arquitetura monumental, multissecular e extraordinária, tendo o privilégio de conhecer dezenas de obras de arte religiosa, raras ou mesmo de todo desconhecidas, que as voltas da História fizeram património de fé do Povo Ribatejano.

Após a visita ao Museu, biblioteca e refeitório do Seminário, seguiu-se para Sala dos Actos do Centro Pastoral Diocesano, onde o Sr. Bispo iniciou uma Conferência interessante e inspiradora, tendo por base, o evento que o Papa Francisco propôs aos jovens, “ECONOMY OF FRANCESCO” onde se refere claramente ao Santo de Assis e ao Evangelho que ele viveu em total coerência, inclusive nos planos económico e social, oferecendo-nos um ideal e, de certa maneira, um programa, sendo uma fonte de inspiração.

Foi neste contexto que D. José Traquina apelou a que assim como os jovens que estudam a ciência da economia, também os empresários e empresárias ali reunidos se unissem em prol de uma economia coerente com um cenário ideal, construindo, com a ajuda de Deus, um mundo mais justo e melhor.

“Uma economia autêntica, no seu sentido mais profundo, é necessariamente uma economia da paz. Nós somos acostumados a pensar em economia, sobretudo olhando as suas dinâmicas e muitas vezes ao dinheiro, ao lucro, ao bem-estar… Mas, a economia, no seu sentido profundo, é o cuidado da casa, de todos nós, mas também da casa do mundo – como chamou o Papa Francisco na Laudato si’. […] E, assim, é uma economia da fraternidade e também uma economia da paz. Quando se faz guerra se faz uma grande negação da própria economia.”

Houve ainda lugar a debate, numa faixa etária entre os 30 e 65 anos de idade, sendo 13 mulheres e 18 homens de dentro e fora do núcleo da ACEGE, que se deslocaram de vários pontos do país, os quais tiveram oportunidade de dar o seu contributo através da experiência.

Um dos pontos de debate foi o facto dos jovens saírem do nosso país à procura de melhores condições de vida, deixando a nossa economia mais pobre. Houve pontos de vista e ideias diferentes, mas ambos interessantes enriquecendo o nosso tema, sempre no intuito de abrir horizontes à nossa economia e de fixar esses jovens no nosso país.

Após a conferência e o debate, seguiu-se um delicioso cocktail que permitiu o convívio entre todos os presentes.

A ACEGE Ribatejo contou com mais um evento de sucesso.

No 1º semestre de 2024 apresentará novas dinâmicas no sentido de levar aos empresários objetivos concretos, propondo um ponto de encontro entre homens e mulheres, que se interessam por executar os ensinamentos da doutrina social da Igreja e se preocupam por os pôr em prática na sua vida profissional.

Inspirar líderes a viver o Amor e a Verdade no mundo económico e empresarial, e a dar testemunho junto da Comunidade, é esta a missão a que este grupo de coordenação da ACEGE Ribatejo se comprometeu.

Se é empresário, ou coordena equipas dentro de uma empresa, junte-se a nós.

Para mais informações: www.acege.pt