After JMJ reuniu jovens em Santarém

No passado dia 30 de setembro, a Pastoral Juvenil/COD de Santarém organizou um encontro de jovens para relembrar a JMJ Lisboa 2023 e ouvir os jovens sobre as suas expectativas para o pós-Jornada.

No evento que começou pela manhã na casa Luiza Andaluz, uma das patronas diocesanas da JMJ Lisboa 2023, estiveram presentes jovens das diversas paróquias da Diocese.

Depois de uma manhã mais lúdica, os jovens participaram, durante a tarde, numa dinâmica de pequenos grupos, ao estilo mesas de café,, com conversas informais sobre quatro questões orientadoras para a Igreja no pós-Jornada, inspirados por algumas frases do Papa Francisco em Lisboa. Em cada mesa, os jovens escreviam em placas de madeira as principais conclusões das suas conversas, tendo partilhado sobre o impacto que a Jornada teve na vida de cada um e os frutos que têm a agradecer; e sobre o que consideram que a Igreja pode esperar deles no presente e no futuro, bem como sobre o que eles próprios podem esperar da Igreja no pós Jornada.

A tarde de reflexão terminou com um plenário, com a partilha da síntese destas conversas com o Bispo diocesano, D. José Traquina, a quem os jovens fizeram algumas questões sobre o futuro da Igreja.

Já perto do final da tarde, os jovens carregaram a réplica da Cruz peregrina da JMJ desde o santuário do Milagre até ao Mosteiro da Imaculada Conceição das Irmãs Clarissas, onde as famílias de acolhimento já os esperavam para, à luz do sunset e num ambiente descontraído, partilharem  algumas das histórias e aventuras que marcaram a semana da JMJ.

O dia terminou com uma vigília de ação de graças, sob o céu estrelado, onde jovens e famílias rezaram a atitude de Maria que, após permanecer junto de Isabel, voltou para sua casa.

Este encontro de pós JMJ, mais do que servir para lembrar e agradecer a JMJ, foi o primeiro passo de um processo de escuta aos jovens, que a Pastoral Juvenil incentivou a continuar nas paróquias e vigararias até à Jornada Diocesana da Juventude, na véspera da solenidade de Cristo Rei.

Algumas das conclusões deste encontro serão já partilhadas na Assembleia Diocesana do próximo dia 7 de outubro.