Assembleia Diocesana em Santarém

No próximo sábado 7 de outubro decorre em Santarém, na Sala dos Actos no Centro Pastoral Diocesano (Seminário de Santarém) a Assembleia Diocesana, com a apresentação do programa e agenda do novo ano pastoral, pelo Bispo D. José Traquina, a partir das 10H. O programa para este novo ano, tem em conta a caminhada para o cinquentenário da Criação da Diocese, que será celebrado em 2025. Com a palavra inspiradora deste ano, o verbo “perdoar”, e com o lema “o perdão transforma a vida”, a Diocese propõe caminhar no aprofundamento desta atitude e objectivo antes da meta que será “celebrar” . “Perdoar é possível como atitude interior de amor e sabedoria capaz de considerar a ‘fragilidade’ e a ‘ignorância’ de quem ofende. Perdoar transforma a vida porque nos coloca acima da lógica da ofensa.(D. José Traquina, Carta Pastoral “O perdão transforma a vida”, 2023-24).

“(…) Quando em 2019 projetámos um itinerário até chegarmos ao cinquentenário da Diocese em 2025, definimos que o penúltimo ano pastoral (2023-2024) seria o ano do perdão. Na fidelidade a essa projeção, o novo ano pastoral sugere uma disponibilidade para uma revisão de vida pessoal e comunitária de modo que o cinquentenário da Diocese corresponda a uma disposição espiritual de cristãos e comunidades que se deixam transformar pelo amor misericordioso de Deus que Jesus nos revelou.” (D. José Traquina, Carta Pastoral “O perdão transforma a vida”, 2023-24).

Para este encontro, o Bispo de Santarém convoca o clero, membros de congregações religiosas, responsáveis de serviços, departamentos, movimentos, representantes das comunidades paroquiais e os fiéis que queiram estar presentes.

Na carta pastoral deste ano, D. José Traquina deixa aos diocesanos o desafio de respostas a várias questões e o envio das mesmas para (diocstr@sapo.pt). Conclui assim a sua carta, que será apresentada na Assembleia Diocesana: “Para correspondermos ao que nos propomos neste novo ano pastoral, rezemos uns pelos outros, disponhamo-nos a trabalhar, perdoar e ser perdoados, e participar na missão cristã de humanizar mais a vida neste mundo, realizando o Reino de Deus. A Virgem Maria, Senhor da Conceição, sem deixar de ser a nossa padroeira e nosso modelo de fé, é para nós a Mãe que Jesus nos deu. Rogo a sua intercessão pela paz no mundo, pela Igreja e pelo novo ano pastoral na nossa Diocese de Santarém.”  (D. José Traquina, Carta Pastoral “O perdão transforma a vida”, 2023-24).