Geração 2023 – Todos ligados

As Jornadas Nacionais de Comunicação Social (JNCS), iniciativa organizada pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS) da Igreja Católica, decorrem entre esta quinta e sexta-feira 21 e 22 de setembro, com o tema “Geração 2023, todos ligados: e a Igreja?”, na Domus Carmeli, Fátima.

O diretor da Agência ECCLESIA Paulo Rocha explica, a partir do tema da JNCS, que na formulação está ‘todos ligados’ porque no ambiente digital estão “permanentemente ligados, sempre conectados, sempre em rede”, é nesse ambiente que é preciso estar, e vão “tentar traduzir isso em diferentes projetos, diferentes produtos, a partir destas Jornadas de Comunicação Social”.

“Queremos fazer desta marca ‘Geração 2023’ uma marca de comunicação para continuarmos a dar voz e vez aos jovens, sejam aqueles que participaram na Jornada Mundial da Juventude, sejam aqueles que se interpelaram pela Jornada”, acrescentou o jornalista.

O diretor da Agência ECCLESIA afirma que o objetivo das Jornadas Nacionais de Comunicação Social é que sejam “a voz seja essencialmente dos jovens”, e destaca dois momentos do programa onde isso vai acontecer, os painéis ‘Jovens em comunicação: experiências e futuro’, na tarde desta quinta-feira (17h00-19h00), e ‘Jovens em comunicação: conteúdos e canais’, na manhã do dia seguinte (09h45-11h00).

As jornadas começam com uma conferência do secretário do Dicastério para a Comunicação (Santa Sé), mons. Lucio Ruiz, sobre o tema “Geração 2023: Escutar para comunicar” e terminam com a apresentação do tema “Todos ligados: Jovens em comunicação com e nas instituições”, por Diogo Belford, da agência de comunicação Cunha&Vaz.

O programa da edição 2023 das Jornadas Nacionais de Comunicação Social, assim como as indicações de participação e inscrição estão disponíveis online.