O tema das Jornadas Nacionais da Comunicação Social é “Geração 2023, todos ligados: e a Igreja?”; o encontro decorre em Fátima, na Domus Carmeli, entre os dias 21 e 22 de setembro tendo no programa dois momentos de conferência e outros dois de diálogo entre os jovens sobre a comunicação.
As jornadas de comunicação começam com uma conferência do secretário do Dicastério para a Comunicação, do Vaticano, monsenhor Lucio Ruiz, sobre o tema “Geração 2023: Escutar para comunicar” e terminam na manhã do segundo dia com a apresentação do tema “Todos ligados: Jovens em comunicação com e nas instituições”, por Diogo Belford, da agência de comunicação Cunha & Vaz.
O programa das jornadas centra-se depois em dois painéis para projetar a comunicação a partir da apresentação e do debate com os jovens.
“Jovens em comunicação: experiências e futuro” é o tema do painel que decorre entre as 17h00 e as 19h00 do dia 21, contando com a participação de colaboradores na área da comunicação de três COD (Comité Organizador Diocesano) da JMJ, do WYD Don Bosco 23, Magis e do projeto 3 Milhões de Nós.
O segundo painel tem por tema “Jovens em comunicação: conteúdos e canais” e vai debater as potencialidades das redes sociais, dos evangelizadores digitais, do podcast e das transmissões em direto.
As Jornadas Nacionais de Comunicação Social são organizadas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, um órgão da Comissão Episcopal da Cultural, Bens Culturais e Comunicações Sociais.
O programa da edição 2023 das Jornadas Nacionais de Comunicação Social, assim como as indicações de participação e inscrição estão no sítio da internet ecclesia.pt/jornadas2023.