Novo Patriarca de Lisboa

D. Rui Valério tomou posse neste sábado 2 de setembro, como patriarca de Lisboa, afirmando disponibilidade para enfrentar o “real desafio” de um “novo paradigma pastoral” na atualidade e sua solidariedade e “presença constante de proximidade” para com “as vítimas de todos os tipos de abuso”.

Dirigindo-se aos jovens, D. Rui Valério disse que, com a Jornada Mundial da Juventude, foram “constituídos os principais depositários da Palavra que o Espírito Santo dirigiu à Igreja de Lisboa”.

“Estais convocados para a expressar e nós prontos para a receber”, afirmou.

Para o novo patriarca de Lisboa, o “caminho sinodal, a realização da Jornada Mundial da Juventude e as muitas vidas de santidade, de sacerdotes consagrados e de leigos contribuíram para “um compromisso de evangelização e para um caminho de sinodalidade”.

No início da celebração, D. Manuel Clemente saudou o novo patriarca no “momento inaugural do ministério patriarcal” na cidade e diocese de Lisboa do 18º patriarca.

O agora patriarca emérito lembrou que Lisboa é uma “diocese com tanta história”, que deixa como legado a D. Rui Valério as conclusões do Sínodo Diocesano, realizado em 2016, e a “experiência de mudança” que aconteceu com a Jornada Mundial da Juventude, desejando-lhe “de coração as melhores felicidades pastorais”

Após a tomada de posse, o deão do Cabido da Sé de Lisboa saudou o novo patriarca, afirmando que para além de iniciar uma nova missão na diocese que “conhece bem”, estabelece um “vínculo de confiança mútua” com os seus diocesanos, desejando que a “alegria, confiança e entusiasmo” deste momento “vão sempre crescendo.