Papa Francisco em Portugal

O avião que trouxe o Papa Francisco até Portugal, aterrou pelas 10h no aeroporto de Lisboa.

O Santo Padre visitou depois o Presidente da República em Belém, seguindo para o CCB para um encontro com figuras do mundo político, religioso e cultural do nosso país.

De tarde, já na nunciatura apostólica, o local de acolhimento do Papa nesta visita histórica de cinco dias, recebeu o Presidente da Assembleia da República e o Primeiro-ministro de Portugal.

O Papa encerrou o primeiro dia de viagem a Portugal com uma oração no Mosteiro dos Jerónimos, que juntou os bispos do nosso país, sacerdotes que representaram cada uma das dioceses, religiosos, seminaristas e agentes de pastoral. O Santo Padre na homilia da celebração de Vésperas, evocou os “escândalos” que afetam a Igreja Católica e o “sofrimento” das vítimas.

“Às vezes o nosso mau testemunho e os escândalos desfiguraram o seu rosto (da Igreja) e chamam-nos a uma humilde e constante purificação, partindo do grito de sofrimento das vítimas, que se devem sempre acolher e escutar”, disse Francisco, num encontro com bispos, membros do clero e de Institutos de Vida Consagrada, seminaristas e agentes de pastoral da Igreja Católica.

A segunda intervenção da viagem do Papa abordava um aumento da “indiferença” e um “progressivo afastamento da prática da fé”.

“Isto vê-se, com frequência, acentuado pela desilusão e a aversão (rabia, no original espanhol) que alguns nutrem face à Igreja” indicou o pontífice.

Perante os principais responsáveis da Igreja Católica em Portugal, Francisco sublinhou a necessidade de anunciar a fé “no meio da gente”, como Jesus.

O discurso falou de um “cansaço” na vida eclesial, convidando a confiar em Jesus para “enfrentar as situações pastorais e espirituais” e “experimentar novos caminhos a seguir”.

Francisco iniciou a dois de agosto a sua segunda visita a Portugal, para participar na JMJ Lisboa 2023, que se iniciou esta quarta-feira.

“Estou feliz por me encontrar no meio de vós não só para viver, juntamente com muitos jovens, a Jornada Mundial da Juventude, mas também para partilhar o vosso caminho eclesial com as suas canseiras e esperanças”, declarou.

Adaptado de Agencia Ecclesia