JMJ Lisboa 2023 começou!

O cardeal-patriarca de Lisboa inaugurou ao fim da tarde de um de agosto a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na Colina do Encontro (Parque Eduardo VII), dando as boas-vindas a dezenas de milhares de peregrinos dos cinco continentes, que acorreram a Lisboa.

“Que bom estarmos aqui, nesta cidade que é vossa, nestes dias da nossa Jornada Mundial da Juventude. Sede bem-vindos, todos!”, disse D. Manuel Clemente, no início da Missa de Aberturas, sorrindo e repetindo a mensagem em italiano, inglês, espanhol e francês.

O responsável insistiria nesta mensagem, durante a sua homilia, acompanhada por uma multidão que se fazia acompanhar por bandeiras dos seus países, regiões e movimentos.

“Caríssimos amigos, aqui chegados do mundo interior para a Jornada Mundial da Juventude 2023. Bem-vindos, todos! Bem-vindos, também na amplitude ecuménica, inter-religiosa e de boa vontade que estes dias têm e congregam. Bem-vindos, todos”, declarou, ao inaugurar a primeira edição da JMJ em território português.

“Desejo que vos sintais em casa, nesta casa comum em que viveremos a Jornada Mundial. Bem-vindos!”, acrescentou.

Depois de várias horas de animação musical, no altar-palco especialmente preparado para esta Jornada, o anfitrião do encontro mundial refletiu sobre o tema escolhido pelo Papa para a JMJ 2023, ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, uma passagem do Evangelho de São Lucas (Lc 1, 39) relativa à visita da Virgem Maria à sua prima, Santa Isabel, mãe de São João Batista.

“Também vós vos pusestes a caminho. Foi para muitos um caminho difícil pela distância, as ligações e os custos que a viagem envolveu. Foi preciso juntar recursos, desenvolver atividades para os obter e contar com solidariedades que graças a Deus não faltaram”, referiu D. Manuel Clemente.