III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

O Papa desafiou os jovens que se preparam para a JMJ a visitar os mais velhos, numa mensagem por ocasião do III Dia Mundial dos Avós (23 de julho).

“A vós, jovens, que estais a preparar-vos para partir para Lisboa ou que vivereis a Jornada Mundial da Juventude na própria localidade, quero dizer: antes de sair para a viagem, ide visitar os vossos avós, fazei uma visita a um idoso sozinho”, pede Francisco, num texto divulgado neste 15 de junho pelo Vaticano.

“A sua oração proteger-vos-á e levareis no coração a bênção daquele encontro. A vós, idosos, peço para acompanhardes com a oração os jovens que estão prestes a celebrar a JMJ”, acrescenta.

‘A sua misericórdia se estende de geração em geração’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1, 50) é o tema que o Papa Francisco escolheu para o III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, celebração instituída no seu pontificado.

Francisco, de 86 anos, destaca a importância do diálogo entre gerações e da valorização dos mais velhos.

“O primeiro desejo do Senhor é que não deixemos sozinhos os idosos, que não os abandonemos à margem da vida, como hoje, infelizmente, acontece com demasiada frequência”, sustenta.

A mensagem sugere gestos concretos de companhia, para “abraçar os avós e os idosos”.

“Não os deixemos sozinhos; é preciosa a sua presença nas famílias e nas comunidades: dá-nos a noção de partilhar a mesma herança e de fazer parte dum povo em que se preservam as raízes”, insiste.

A menos de dois meses do início da edição internacional da JMJ, em Lisboa, o Papa destaca a “proximidade estupenda” entre a celebração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos e a Jornada Mundial da Juventude.

Leia a mensagem do Santo Padre, aqui.

Contacte-nos

Geral

Siga-nos

©2021 Diocese de Santarém — Todos os direitos reservados.