Bispo de Santarém nomeia Conselho Presbiteral e Chanceler da Cúria

Nos dias 4 e 5 de maio foram publicados neste sítio da internet, os decretos de nomeação por parte do Bispo de Santarém, referentes ao novo Conselho Presbiteral e ao novo Chanceler da Cúria da nossa Diocese.

O Conselho Presbiteral, segundo o Código de Direito Canónico, é uma espécie de senado do Bispo que representa o presbitério.

Compete ajudar o Bispo no governo da diocese nos termos do direito, para se promover o mais possível o bem pastoral do povo de Deus que lhe foi confiado. Leia o decreto aqui.

No que toca ao novo Chanceler, foi nomeado o Padre Cláudio Rodrigues. Leia o decreto aqui.

A Chancelaria engloba o conjunto de serviços específicos a que preside o Chanceler de acordo com as responsabilidades que lhe atribui o Código de Direito Canónico.
Compete à Chancelaria todo o âmbito da administração diocesana que diga respeito aos atos eclesiais das pessoas, individuais e coletivas, da Diocese. Na diocese de Santarém, compete também ao Chanceler exercer as funções de Notário da Cúria.