CEP anuncia novo organismo de acompanhamento de vítimas – VITA

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou a 20 de abril a criação de um novo organismo para o acompanhamento de vítimas de abusos sexuais na Igreja Católica, presidido pela psicóloga Rute Agulhas.

“O Grupo VITA terá a necessária autonomia para, em articulação com a Equipa de Coordenação Nacional, desenvolver uma ação que contribuirá para capacitar, ainda mais, o valioso trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelas Comissões Diocesanas no acolhimento e acompanhamento das vítimas, bem como na formação preventiva dos agentes pastorais”, indica o comunicado final da Assembleia Plenária da CEP, que se iniciou segunda-feira 17 de abril, em Fátima.

Entre outras ações, acrescenta a nota, está prevista a elaboração de um “Manual de Prevenção que será comum a toda a Igreja em Portugal, quer nas Dioceses quer nos Institutos de Vida Consagrada”.

Rute Agulhas, que até agora integrava a Comissão Diocesana de Lisboa, vai coordenar o grupo específico de acompanhamento decidido na Assembleia Plenária extraordinária do dia 3 de março, acompanhada por José Souto de Moura, presidente da Equipa de Coordenação Nacional das Comissões Diocesanas de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis.

A psicóloga apresentou aos bispos o projeto que será denominado “Grupo VITA – Grupo de Acompanhamento das situações de abuso sexual de crianças e adultos vulneráveis no contexto da Igreja Católica em Portugal”, com um horizonte temporal de três anos.

O Grupo VITA, fará a sua apresentação pública a 26 de abril.