CEP reunida em Fátima

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) iniciou na segunda-feira 17 de abril a reunião da Assembleia Plenária, onde vão ser realizadas as eleições da presidência, do Conselho Permanente e das comissões episcopais, e vai ser definido o grupo para o acompanhamento de vítimas de abuso.

Durante a reunião da Assembleia Plenária do episcopado vai ser eleito o presidente, o vice-presidente e o secretário da CEP, os bispos que integram o conselho permanente, assim como os presidentes das comissões episcopais e os delegados da Conferência Episcopal.

As eleições na CEP são trienais, com a possibilidade de reeleição; D. José Ornelas é o atual presidente da Conferência Episcopal e D. Virgílio Antunes o vice-presidente, terminando o primeiro mandato de três anos; o padre Manuel Barbosa cumpre o terceiro mandato como secretário e porta-voz.

No dia 20, quinta-feira, no encerramento da Assembleia Plenária da CEP, realiza-se uma conferência de imprensa, às 15h00, no Centro Pastoral Paulo VI; antes, às 11h00, é celebrada a Eucaristia pelas vítimas de “abusos sexuais, de poder e de consciência na Igreja”, na Basílica da Santíssima Trindade, por todo o episcopado português.