Novo Bispo de Angra

D. Armando Esteves Domingues presidiu à Eucaristia da entrada solene no domingo 15 de janeiro na diocese de Angra e, na sua primeira homilia, definiu que quer uma Igreja de portas abertas, menos clericale onde todos os jovens têm lugar e voz.

Gostaria de poder exercer um ministério aberto: a minha porta, a comunicação e coração estarão sempre abertos para todos: clérigos ou leigos, mais ricos ou pobres, mais idosos ou jovens, seja na casa episcopal ou em qualquer casa em outras ilhas. Que não se diga que o bispo anda sempre muito ocupado. Vou procurar marcar dias e horas de porta aberta, mesmo sem marcar, proferiu o novo bispo de Angra na sua homilia. O 40º bispo de Angra pediu ainda o cuidado uns pelos outros. Cuidemos uns dos outros, cuidai dos membros dos grupos de que fazeis parte, mas sempre e todos a olhar para o mundo à vossa volta. Nunca fechados! Fechados, morremos.

D. Armando Esteves Domingues nasceu a 10 de março de 1957 em Oleiros, Diocese de Portalegre-Castelo Branco; foi ordenado padre 13 de janeiro de 1982, na Diocese de Viseu. A 27 de outubro de 2018, o Papa nomeou-o como auxiliar da Diocese do Porto, tendo sido ordenado bispo a 16 de dezembro de 2018, na Catedral de Viseu. Na Conferência Episcopal Portuguesa, D. Armando Esteves Domingues preside à Comissão Missão e Nova Evangelização. É agora Bispo de Angra e das ilhas açorianas.