Jornada Diocesana da Juventude reforçou intenção de «chegar a todos»

A Diocese de Santarém promoveu este sábado a sua Jornada da Juventude, reunindo cerca de 400 participantes em Tomar, para reafirmar a intenção de “chegar a todos”, rumo ao encontro mundial de Lisboa.

A XXXVII Jornada Mundial da Juventude (JMJ) assinala-se em duas etapas: a primeira aconteceu na solenidade litúrgica de Cristo-Rei, este domingo, a nível das dioceses católicas; já a nível internacional, vai decorrer em Lisboa de 1 a 6 de agosto de 2023.

‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1,39), é o tema deste encontro, adiado, por um ano, devido à pandemia de Covid-19.

Em Tomar, os participantes tiveram um “jogo de cidade”, em Tomar, apesar da chuva, e sessões de conversa com apresentação de experiências ligadas à JMJ e ao voluntariado.

“Quisemos com isso despertar os mais velhos para esta missão do voluntariado, no acolhimento da Jornada”, precisa o padre Ricardo Conceição.

Um dos convidados foi Afonso Borga, gestor de projetos de responsabilidade social, para quem o voluntariado permite aos jovens sentir-se “protagonistas”, servindo com os “seus talentos” próprios.

O conferencista, de 27 anos, com várias experiências de voluntariado, em Portugal e no estrangeiro, vê na JMJ uma oportunidade para “trabalhar a empatia”.

Saiba mais aqui.