Caminhada pela Vida em Santarém
Em Fevereiro de 1997 e 1998, aquando dos debates parlamentares sobre o aborto a pedido, foram realizadas duas caminhadas/manifestações em Lisboa, entre a Basílica da Estrela e S. Bento. A Caminhada pela Vida, sob esta denominação, surgiu nesse seguimento, em 1998 e desde 2012 a Federação Portuguesa pela Vida tomou a decisão de realizar uma caminhada anualmente. Até 2016 foram realizadas apenas em Lisboa, tendo vindo a crescer ao longo dos anos: em 2017 juntaram-se Aveiro e Porto, em 2018 Braga e Viseu e em 2021 acrescentam-se outras quatro cidades – Coimbra, Évora, Guarda e Santarém. A Caminhada pela Vida é uma manifestação pública vibrante, que congrega pessoas e organizações de distintas proveniências, numa pluralidade de expressões, fruto de mobilizações populares expressivas, em que sempre foi afirmado sobre todas as circunstâncias o primado da Vida e da Dignidade humanas.
Na Assembleia da República continua o debate na especialidade dos projectos-lei de eutanásia, aguardando que o novo projeto-lei regresse ao Parlamento para votação final global em meados de Novembro.
É um momento em que todas as manifestações sociais de Defesa da Vida têm uma importância particularmente relevante no futuro do nosso país.
Por isso, convidamo-nos a participar desta caminhada, cujo percurso será divulgado em breve.
Pastoral Familiar