Missionários Combonianos: 50 anos em Santarém

Aos 18 de outubro de 1972, os Missionários Combonianos, iniciaram a sua presença na Quinta S. José, em Jardim de Cima – Santarém, com autorização do Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom António Ribeiro. A abertura da comunidade tinha como finalidade a formação de novos missionários na etapa do Noviciado. A proposta incluía também a Animação Missionária do Povo de Deus na Igreja Local. Ainda antes da formação da Diocese de Santarém, já decorreram 50 anos de presença em Santarém. O  serviço de animação missionária foi gradualmente alargado a outras áreas do Patriarcado (Região Oeste) e dioceses de Leiria-Fátima e Portalegre-Castelo Branco.

Reconhecemos que foi abundante a sementeira do Evangelho realizada pelos Religiosos e noviços, e que o Senhor fez germinar no meio do povo que nos acolheu com coração alegre e generoso! Muitas atividades foram realizadas no campo da formação, promovendo dias de oração, retiros, dias de espiritualidade missionária, encontros de jovens e apoio à comunidade local nas celebrações dominicais, no serviço da caridade e na formação da catequese de centenas de crianças, jovens e suas familias. Na visita às paróquias, a mensagem anunciada ajudou a alargar o horizonte da missão universal, dando a conhecer as regiões mais pobres e abandonadas onde os missionários entregam as suas vidas.

Celebrar 50 anos da presença em Santarém, é uma oportunidade para fazer memória de tantos missionários que por aqui passaram e marcaram a vida de tantas pessoas por toda a diocese.

Conscientes de que o Senhor «completará a obra começada», aqui apresentamos algumas atividades a realizar, neste ano jubilar, para recordar, reviver e agradecer ao Senhor o caminho percorrido até hoje e com os olhos no horizonte:

No dia 9 de Outubro realizaremos a Festa dos Amigos e Colaboradores, com momentos de formação, animação, convívio e com a Eucaristia às 12:00 horas presidida pelo Senhor Bispo Dom José, Bispo da Diocese.

No dia 10 de Outubro, festa do Fundador São Daniel Comboni, junto com os Combonianos das comunidades em Portugal convidamos os Senhores Bispos Dom José e Dom Manuel Pelino e todos os sacerdotes da Diocese que queiram associar-se para uma celebração de Ação de Graças e Almoço.

No dia 15 de Outubro realizaremos com a juventude da Diocese de Santarém, a Jornada Missionária Juvenil.

No dia 22-23 de Outubro (Dia Mundial das Missões) realizaremos uma Animação Missionária em todas as missas das paróquias da cidade Santarém com a Divulgação da Imprensa Missionária.

Ao longo do ano, haverá outras propostas de Animação Missionária nas paróquias da Diocese, dias de retiro e jornadas de espiritualidade missionária no Jardim de Cima, que serão divulgadas a tempo oportuno.

Com esta programação, estamos convencidos de que estes eventos possam contribuir para alargar horizontes, estreitar a amizade e favorecer um maior compromisso missionário dos cristãos das paróquias da Diocese.

P. José Manuel Guerra Brites, mccj