Assembleia Diocesana em Santarém
A assembleia que pretende reunir a comunidade diocesana de Santarém acontecerá na manhã do sábado 24 de Setembro, com começo às 10.00H, na Sala dos Actos no Centro Pastoral Diocesano (Seminário de Santarém).
O Bispo de Santarém convoca, em consonância com os párocos, a representação de duas pessoas por paróquia, movimento e ou comunidade religiosa.
Para este ano pastoral 2022-23, a diocese como indica o programa pastoral “Somos uma Missão nesta terra” (EG 273) que acompanha a preparação para o cinquentenário da criação da Diocese (2019-2025), convida a ter em conta alguns factos:
É o ano da Caridade na Diocese; Há o objetivo de aprofundar o tema de uma Igreja que vive e anuncia o Reino de Deus, preocupando-se com os mais pobres e com a “casa comum”, a região e o planeta terra; Desejo de desenvolver a sensibilidade do “cuidado pelo outro” como atitude própria de todo o cristão.
Os testemunhos de Santidade que vão estar em destaque neste ano – a Venerável Luiza Andaluz, D. Manuel Mendes da Conceição Santos e a Beata Chiara Luce Badano; Um valor a ter em conta para este ano: Solidariedade; A Palavra inspiradora: Cuidar; O Sacramento a aprofundar: Santa Unção;