Papa Francisco faz visita “penitencial” ao Canadá

O Papa presidiu a 28 de julho a uma Missa pela reconciliação, no Quebeque, com participação especial de comunidades indígenas, desafiando a Igreja Católica a “sarar as feridas do passado” e iniciar um caminho que leve “do fracasso à esperança”, por uma sociedade mais justa e fraterna.

“Permiti que vos acompanhe, como Igreja nestas interrogações, que brotam dum coração cheio de pesar: Porque é que aconteceu tudo isto? Como pôde isto acontecer na comunidade daqueles que seguem Jesus?”, declarou, na homilia da Missa a que presidiu no Santuário de Santa Ana de Beaupré.

“São também os interrogativos ardentes que esta Igreja peregrina no Canadá faz ressoar no seu coração num árduo caminho de cura e reconciliação. Também nós, perante o escândalo do mal e o Corpo de Cristo ferido na carne dos nossos irmãos indígenas, caímos na amargura e sentimos o peso do fracasso”, acrescentou.

Estima-se que 150 mil crianças indígenas tenham sido forçadas a frequentar escolas residenciais, um sistema de orfanato promovido pelo Governo, para a “assimilação” cultural destas populações; mais de 60% destas escolas foram administradas pela Igreja Católica.

Francisco sublinhou aos participantes na Eucaristia que “não há nada pior, perante os fracassos da vida, do que fugir para não os enfrentar”, destacando a importância de promover a reconciliação.

“Reconciliados com Deus, com os outros e connosco, podemos, também nós, tornar-nos instrumentos de reconciliação e de paz na sociedade em que vivemos”, apontou.

Os organizadores estimam a presença de cerca de 10 mil pessoas, dentro e fora da basílica; 70% dos lugares foram reservados para representantes das comunidades indígenas.

A última vez que o Santuário – um dos locais de peregrinação mais antigos e populares da América do Norte, que atrai mais de um milhão de pessoas por ano – recebeu a visita de um Papa foi em 1984, aquando da primeira viagem de São João Paulo II, que esteve três vezes no Canadá.

Francisco evocou as figuras de Santa Ana e da Virgem Maria para sublinhar “o papel que Deus quis dar à mulher no seu plano de salvação”.