Dia dos Avós e dos Idosos

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé) lançou em maio passado um “kit pastoral” para a celebração do II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos (24 de julho) em todas as comunidades católicas.

“Trata-se da mensagem que o Santo Padre publicou para a ocasião, da oração oficial e das catequeses de quarta-feira que o Papa tem dedicado à velhice. Estes textos vêm acompanhados de algumas sugestões pastorais e litúrgicas”, precisa um comunicado do organismo.

Além disso, foi anunciado que a Penitenciaria Apostólica concedeu indulgência plenária a todos os idosos que participarem nas celebrações liturgias por ocasião do Dia Mundial, e a todos os que, nos dias anteriores ou posteriores, forem visitar um idoso sozinho.

O cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, ressaltou que “a atenção para com os avós e idosos, com efeito, não pode ser algo extraordinário, dado que a presença deles não é excecional, mas um facto consolidado na sociedade”.

“O Santo Padre convida-nos a tomar consciência da relevância deles na vida dos nossos países e sociedades, e a fazê-lo de modo não episódico, mas estrutural. Não se trata, pois, de remediar uma emergência, mas de lançar as bases de um trabalho pastoral de longo período, que nos envolverá pelas próximas décadas”, acrescentou o colaborador do Papa.

Leia a mensagem aqui.

Contacte-nos

Geral

Siga-nos

©2021 Diocese de Santarém — Todos os direitos reservados.