Festa da Família na Diocese

No passado sábado, dia 25 de Junho, realizou-se na Azoia de Baixo a Festa da Família da Diocese de Santarém, por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias.

Cerca de 300 pessoas reuniram-se nesta aldeia pitoresca, em que muitos moradores se associaram voluntariamente à equipa da Pastoral Familiar para tornar este dia realidade, com a colaboração permanente do pároco, o Padre Tiago Moita, e o apoio da Câmara Municipal de Santarém e da União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém.

Por volta das 15h30, crianças da catequese e muitas famílias reuniram-se num jardim com o nosso Bispo, D. José Traquina, num tempo de convívio e conversa, próxima e descontraída. Além de perguntas e respostas, esta atividade foi animada pelo grupo da Paróquia dos Bugalhos, e teve direito à encenação de uma história, pela equipa da livraria Aqui há Gato. D. José Traquina expressou a todos a sua alegria em poder viver este encontro com as famílias da Diocese.

Ao mesmo tempo, na Igreja paroquial, cerca de 30 pessoasescutavam uma conferência sobre a participação na Jornada Mundial da Juventude, proferida por Rafaela Sousa e João Lopes acompanhados pelo Padre Ricardo Conceição; e os jovens – bem como algumas famílias – disfrutaram de um jogo de postos, atividade preparadapelo pela Junta Regional dos Escuteiros.

Pelas 17h15 teve início o ponto alto da tarde, a missa presidida por D. José Traquina, acompanhado por 3 diáconos e seis sacerdotes da Diocese e animada pelo agrupamento de Escuteiros da Várzea. Outros sacerdotes foram chegando entretanto, após as celebrações das suas paróquias.

D. José Traquina sublinhou a dimensão familiar como vocação, que se inscreve num desígnio de Deus que está presente e próximo: “É um chamamento que tem a ver com a felicidade das pessoas envolvidas e com a missão que tem a própria família para a Igreja, para a sociedade e mundo” que deve ser reconhecido também para que “as pessoas se sintam valorizadas no esforço que fazem e na dedicação que têm”.

Continuou, identificando três dimensões centrais que Jesus nos desafia a viver em Família: a Confiança, que permite uma atitude de aventura perante a vida, de abertura às surpresas e ao imprevisto, fundada n’Aquele que chama os noivos à Vida, à Fé e a encontrarem-se um ao outro; a dimensão de sentido para a Vida, ao conhecer os motivos que nos levam a ser quem somos, a viver como vivemos, que definem os critérios pelos quais tomamos determinadas decisões na vida; e a radicalidade, no sentido de nos desapegar-nos do passado para habitar a realidade presente, com espírito jovem e abertura à mudança. Enfatizou a cultura individualista e a proposta contracultura que as Pastorais Familiares estão a fazer, em Santarém e noutras dioceses.

Deixou uma orientação clara: “Queres colaborar na salvação do mundo? Queres colaborar no progresso e no bem do teu país? Então ama a tua família! Valoriza os laços familiares. Os cristãos têm esse testemunho, valorizar as pessoas que são a nossa origem”, com liberdade, servindo uns aos outros. E deixou por fim, um desafio: “Toda a família tem uma missão: qual é a missão da tua família?”

No final da missa, cinco casais receberam uma bênçãoparticular pela celebração de aniversário jubilar de casamento, um bonito testemunho de vida para as famíliaspresentes.

Depois da missa, foi descerrada uma placa comemorativa da Festa da Família no Centro de Cultura e Recreio Alexandre Herculano, e ao final do dia, os grupos “A Equipa” e “Os 8 d’Aldeia” animaram os presentes, unindo as diferentes gerações ao som da sua música.

Consideramos que os três grandes objetivos da festa foram inteiramente cumpridos: proporcionar um dia de encontro para as famílias, com membros de todas as idades, em que celebramos e testemunhamos com alegria o dom de ser família; aproximar as famílias dos seus párocos e acolher os sacerdotes da Diocese; e fortalecer o sentido de comunidade, não só localmente mas em termos diocesanos.

A própria preparação da festa foi lançando sementes de diálogo e de aproximação entre diversos agentes pastorais. Quebrar muros invisíveis e construir pontes de diálogo e comunhão é a principal missão da Pastoral Familiar, e por isso estamos satisfeitos com o resultado deste dia.

O próximo ano pastoral será vivido em estreita colaboração com a Pastoral da Juventude na preparação da Jornada Mundial, de forma as que as famílias da Diocese se sintam chamadas a participar ativamente neste evento tão marcante para a vida Igreja e do mundo.