Papa convoca consistório para criar novos cardeais

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) saudou o anúncio de criação de 21 novos cardeais, feito este domingo pelo Papa, destacando a “reforçada atenção pastoral à Igreja universal” de Francisco.

“Pelas afinidades linguísticas e culturais, e pela cooperação mais estreita sobretudo a nível litúrgico e nos encontros de bispos lusófonos, a CEP exprime uma saudação muito especial ao arcebispo de Díli, Timor-Leste (Virgílio do Carmo da Silva), aos dois arcebispos do Brasil (Leonardo Ulrich Steiner, de Manaus, e Paulo Cezar Costa, de Brasília) e ao arcebispo de Goa e Damão, Índia (Filipe Neri António Sebastião do Rosário Ferrão)”, assinala a nota enviada à Agência ECCLESIA.

O documento destaca que os futuros cardeais vão “assumir um apoio mais direito ao ministério do bispo de Roma, o Papa Francisco”.

“Nesta hora em que o Santo Padre procura a reforma da Cúria Romana através da nova constituição ‘Praedicate Evangelium’, desejamos que os cardeais, na sua missão ao serviço da Igreja universal, contribuam para a renovação da Igreja e sua presença significativa na sociedade”, indica a CEP.

O primeiro consistório para a criação de cardeais desde finais de 2020 foi marcadopelo Papa para o dia 27 de agosto.

Francisco anunciou ainda que, a 29 e 30 de agosto, vai promover uma reunião de todos os cardeais, para refletir sobre a nova constituição para a Cúria Romana, os serviços centrais de governo da Igreja Católica, um projeto central do atual pontificado.