Região de Santarém celebrou São Jorge nas ruas da Golegã

No dia 1 de maio, mais de 1300 escuteiros e dirigentes, provenientes de 26 agrupamentos diferentes da Região de Santarém, juntaram-se na Golegã para, em conjunto, comemorarem não só o patrono mundial do escutismo, S. Jorge, mas também os 45 anos da nossa Região.

Tendo sido a primeira atividade a juntar toda a Região desde o início da pandemia, “O São Jorge teve, como sempre, como grande virtude juntar todos os escuteiros da nossa Região, ainda mais quando lhe associamos a comemoração do 45.º Aniversário da Região.”, diz-nos Nuno Correia, no agrupamento 867 Alcanena. Durante este dia, os escuteiros, divididos por famílias, passaram por vários postos, espalhados por toda a vila da Golegã. Nos postos eram recebidos pelo historiador de cada agrupamento, que lhes dava a conhecer a história do agrupamento e dinamizava um jogo. Havia ainda um posto obrigatório, onde lhes era dado a conhecer a história da Região, através de um jogo. A forma de dinamização do imaginário foi um sucesso, como descreve Elisa Rodrigues, dirigente do agrupamento 68 Salvaterra de Magos:

“Com um imaginário que conseguiu juntar e dar relevância às duas celebrações de igual modo, se por um lado destaco a possibilidade dos nossos escuteiros conhecerem melhor a história dos Agrupamentos da região, durante o jogo de vila, também não posso deixar de referir a dramatização do imaginário, onde o próprio São Jorge chega a cavalo, ou não estivéssemos nós na Golegã.” Mas a atividade não constou apenas num jogo de vila. Uma das iniciativas que tomou destaque durante a atividade foi o Mercado de Oportunidades Educativas, aqui descrito por David Francisco, Secretário Regional do Método Escutista:

“Como uma atividade para 1300 pessoas acaba por ter muitos tempos mortos, preparámos ainda um Mercado de Oportunidades Educativas a decorrer em simultâneo. Nela, os escuteiros puderam conhecer diversas iniciativas dentro e fora do movimento e dar asas à sua criatividade, dentro do imaginário da atividade ou celebrando o Dia da Mãe.”

A atividade terminou com a Eucaristia, num ambiente de grande festa e alegria. Como dito pela caminheira Catarina Cebolais do agrupamento 542 Entroncamento, “Todos os anos, a celebração do S. Jorge é uma ótima oportunidade de ver a nossa Região a fazer Escutismo e é sem dúvida isso que mais gosto na atividade. É sempre um dia cheio de reencontros e animação.”