Encontro de Pioneiros em Ferreira do Zêzere

O Encontro Regional de Pioneiros (ERP) da Região de Santarém tomou lugar nos passados dias 1, 2 e 3 de abril, em Ferreira do Zêzere, voltando ao formato presencial, depois da sua edição passada, que se tinha realizado remotamente.

A equipa do Abrigo Regional trabalhou para que os Pioneiros estivessem imersos no imaginário do Divergente e, por isso, «Desde janeiro que, quinzenalmente, as comunidades estavam a receber desafios para entrarem no imaginário. Começaram por ser individuais, depois por equipa, comunidade e por fim, entre comunidades. Foram então juntos por facção, tendo de arranjar um traje, um grito e um pórtico para o seu subcampo. Todos se dedicaram muito e a entrada para o fogo de conselho por facção foi o momento alto.» – diz-nos Marta Lopes, coordenadora do Abrigo Regional. Durante o fim de semana os pioneiros puderam contar com atividades e dinâmicas variadas, entre as quais destacaram o raid, a passagem do rio de barco e a gincana, onde as equipas puderam interagir entre si. Aliás, o mote que uniu a atividade foi o convívio entre os elementos da III secção, como nos diz o pioneiro Bruno Alves, do agrupamento 65 – Torres Novas: «[Este ERP] teve de tudo, um tema interessante, uma divisão de comunidades que permitiu bastante o convívio, um raid desafiante mas divertido e a gincana também com jogos bastante divertidos».

Nesta atividade «Houve ainda um momento dedicado à Ucrânia em que os Pioneiros construíram pombas azuis e amarelas que foram transformadas numa cortina para a eucaristia, onde, no ofertório, foram entregues bens para serem doados às vítimas ucranianas», revela Marta Lopes, do Abrigo Regional. No entanto, esta não foi a única responsabilidade social adotada pela organização do Encontro Regional de Pioneiros, «Existiu uma notória preocupação em termos ambientais por parte da Organização e Direção do acampamento. Como por exemplo, o website onde foram colocados o programa e a dinâmica da atividade, não sendo assim distribuído uma enorme porção de papel.», diz o pioneiro Tomás Cabanita do agrupamento 1111- Várzea. equipa do Abrigo Regional está sem dúvidas de parabéns aos olhos dos Pioneiros da Região de Santarém, como é revelado pelo José Cordeiro do agrupamento 1120 – Cartaxo e Inês Cotovio do agrupamento 68 – Salvaterra respetivamente: «Não imaginamos a preparação que está por detrás de uma atividade desta dimensão e por isso aproveito também a oportunidade de agradecer a todos os dirigentes envolvidos pelo seu trabalho árduo. No fim de contas, foi uma atividade fantástica que nos proporcionou momentos para a vida em equipa, comunidade e com outros agrupamentos.»; «Em primeiro lugar, a organização da atividade estava muito boa. Achei que o serviço das refeições funcionou bem e as informações passaram sempre de uma forma fácil a todos os elementos.»

«Em resumo, este ERP foi uma excelente atividade de regresso ao presencial, onde a alegria na cara de todos nós, foi a prova que todos adorámos e para o ano queremos mais!», reitera a coordenadora do Abrigo Regional.

Texto: Francisca Pereira, Equipa Regional de Comunicação

Imagem: Francisca Luz, Equipa Regional de Comunicação

Contacte-nos

Geral

Siga-nos

©2021 Diocese de Santarém — Todos os direitos reservados.